quarta-feira, maio 16, 2007

Convento de Santa Teresa

O governador Gomes Freire de Andrade, conde de Bobadela, contrariando proibição régia, doou um grande terreno e uma antiga capela na encosta do Morro do Desterro (depois Morro de Santa Teresa) para a construção de um convento de Carmelitas Descalças dedicado a Santa Teresa de Ávila.

À época, era proibida a existência de conventos de freiras, pois, na visão da coroa, as mulheres eram poucas, e os conventos iriam prejudicar a expansão da colonia.

As obras começaram em 1750, a partir de uma capelinha existente desde 1629, e sete anos depois, mesmo inconcluso, já estava ocupado pelas freiras. O projetista da igreja e do convento foi o engenheiro-militar José Fernandes Pinto Alpoim.

No final do séc XVIII foram colocados, na portaria do convento, azulejos brancos-azuis vindos de Portugal, e três altares de talha em estilo rococó, de autores desconhecidos. O convento conserva um retrato da fundadora, Madre Jacinta, pintado por José de Oliveira Rosa, c.1769, e nele estão sepultados os restos do conde de Bobadela, falecido em 1763, e do engenheiro Alpoim, morto em 1765.


Nenhum comentário: