quarta-feira, setembro 05, 2007

Praça Serzedelo Correia


Construída, em 1893, pela Cia Ferro Carril Jardim Botânico, quando da inauguração da estação de bondes de Copacabana. Levou, inicialmente, o nome de Malvino Reis, então diretor da companhia. Era bastante simples: resumia-se a um areal com vegetação rasteira. Sofreu melhoramentos em 1910, na gestão do Prefeito Serzedelo Correia, recebendo, no ano seguinte, o chafarz das Saracuras, que até então estava no patio interno do Convento da Ajuda e que seria, em 1917, transferido para a Praça Gen Osório.

Designada Serzedelo Correia por decreto de 1917, em homenagem a Inocêncio Serzedelo Correia, prefeito da cidade (1909-1910).

Em 1918, foi inaugurada a nova Matriz de NªSª de Copacabana, na esquina da Rua Hilário de Gouveia, um prédio neo-gótico, projeto de Gastão da Cunha Bahiana, demolida em 1973 sendo substituída por um edifício. No térreo deste prédio funciona, atualmente, a igreja.

E Estação de Bondes (esquina de Siqueira Campos) foi demolida nos anos 1950 sendo substituída pelo primeiro shopping center da cidade, denominado, apropriadamente, de Centro Comercial de Copacabana.

A Praça veio a sofrer muitas alterações nas décadas de 1940 e 1950. Em 1992 foi reurbanizada e gradeada. É também conhecida como Praça dos Paraíbas por ser frequentada por operários da construção civil, em sua maioria nordestinos, em seus momentos de folga.

As fotos mostram: uma, a praça no final da década de 1950, à esquerda, a Rua Hilário de Gouveia; e outra, a antiga Matriz de Copacabana, em frente à praça.

3 comentários:

lucia helena moura disse...

Caro Carlos
É bastante interessante o desenho de forma orgânica da praça na primeira foto, conhece a autoria, pode identificar-se o autor? Achei interessante o seu trabalho, útil para historiadores, arquitetos e paisagistas e quem gosta de entender o espaço publico inclusive através da historia. Vou adicioná-lo aos meus links.

Um abraço Lucia
http://arboretto.blogspot.com/

Carlos H disse...

Prezada Lúcia:
Agradeço tua intervenção. O ajardinamento da Serzedo Correia mostrado na foto de 1950 é do arquiteto José da Silva Azevedo Neto, o mesmo que fez a Praça Cardeal Arcoverde e cuja foto é mostrada no post de 24 de outubro.

Jacqueline disse...

Entre 62 a 64 eu fiz a primeira comunhão aí, antes deste evento passeamos na praça e notei um fundo acimentado, não havia água ali , mas dava para correr dentro. Pela foto acima se vê a água então era um lago mesmo . Prazeroso ver esta foto , obrigada . Jacqueline