quarta-feira, abril 23, 2008

Igreja de São Jorge

Na verdade, Igreja de São Gonçalo Garcia e São Jorge. Fica na Rua da Alfândega, 382, junto à Praça da República.

As obras da igreja de São Gonçalo, iniciadas em 1750, em terras doadas por Antônio Lopes Xavier, perduraram até 1780. A inauguração solene ocorreu em 20 de abril de 1781. Em 1850, a então Igreja de São Jorge, na esquina das ruas Luís de Camões (à época, de São Jorge) e a Gonçalves Ledo, estava em lamentável estado de conservação, razão porque a igreja de São Gonçalo deu acolhida à imagem do Santo.

Em 1854, as irmandades se uniram constituindo a Venerável Confraria dos Gloriosos Mártires São Gonçalo Garcia e São Jorge.

Em 1913 a torre sineira, construída em 1818, foi seriamente avariada por um raio; reconstruída, recebeu um coruchéu neogótico. Seu interior também foi todo reformado, perdendo as características anteriores.

São Jorge, que representa Ogum no sincretismo dos seguidores das religiões de origem afro, tem muitos devotos. No dia dedicado ao santo, 23 de abril, é feriado municipal (desde 2002), e estadual (desde fevereiro deste ano de 2008), as missas começam às 0500h e seguem por todo o dia com a igreja sempre lotada.

Embora não mais reconhecido como santo pela Igreja Católica, permanece na devoção do carioca, devoção que vem desde os tempos da colônia. É de se notar que São Jorge é padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Lituânia, da Catalunha, de várias cidades, dos soldados e escoteiros.

Na foto, a fachada da igreja na Rua da Alfândega, junto à Praça da República.

Nenhum comentário: