quarta-feira, junho 18, 2008

Cuauhtémoc


O monumento, que se encontra na chamada Praça do Índio, constituído de uma estátua em bronze do último imperador dos astecas sobre um pedestal de granito de 5 metros de altura, foi doado à cidade pelo governo do México quando do centenário de nossa independência. A inauguração ocorreu no dia nacional do México (16 de setembro) em 1922, na confluência da Praia do Flamengo com as avenidas Oswaldo Cruz e Ruy Barbosa. A foto da corrida de automóveis, em 1935, na "Curva da Amendoeira", mostra aquela posição. Quando da conclusão das obras do Aterro do Flamengo, o monumento foi deslocado algumas dezenas de metros até o local onde hoje se encontra.

A estátua é uma réplica da obra de Miguel Noreña em monumento inaugurado na Cidade do México em 1887. Representa o imperador com uma lança em riste; o manto Tiacatecatl, de chefe, sobre os ombros; e o diadema dos guerreiros astecas.

Cuauhtémoc (águia pousada, em náhuatl) assumiu o trono em 1520, sucedendo a Cuaitkáhuac, um ano antes de os espanhóis tomarem a capital do Império, Tenochtitlan (onde hoje se localiza a Cidade do México). Feito prisioneiro e torturado por Cortez que queria saber do destino do tesouro de Montezuma; mesmo tendo os pés queimados por brasas, recusou-se a revelar qualquer informação. É cultuado no México como ícone da bravura e resistência indígenas.

A foto dupla mostra o monumento no Aterro, e uma vista do existente na Cidade do México.


Nenhum comentário: