quarta-feira, setembro 17, 2008

Igreja de São Cristóvão

Em 1627, jesuítas se estabeleceram junto a uma aldeia de índios Temininós e construíram, a beira-mar, uma igreja dedicada a São Cristóvão. Graças ao embarcadouro construído pelos padres e sua proximidade do Caminho de São Cristóvão, que ligava o Rio de Janeiro aos engenhos de açúcar do interior, a região começou a desenvolver-se.

Com a expulsão dos jesuítas em 1759, o governador da Província confiscou as terras e dividiu-as em quintas e sítios, dentre as quais, anos depois, veio a destacar-se a Quinta da Boa Vista que, adotada como Paço pelo Príncipe D. João, transformou a região em bairro nobre.

Desde então, foram feitos vários aterros, não só para eliminar alagadiços e mangues, como, mais tarde, para atender às necessidades do crescimento da cidade. O último deles parece ter sido a construção da Av. Brasil, que acabou por distanciar a igreja do mar em quase mil metros.

O postal mostra a igreja, em 1901, ainda a beira-mar, vendo-se canoas, na praia à sua frente, e um embarcadouro. No mapa do Google, abaixo, a cruz azul mostra a localização atual da igreja, e a distância que a separa do mar.




Um comentário:

Coração disse...

Não tenho como agradecer este maravilhoso blog que tens. Tenho-o visto diariamente (indo cada vez mais no passado) e admirado-me com a quantidade de ótimas informações, e fotos, postadas. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Pena que tenha cessado com as publicações...
Att
Gustavo Campos