quarta-feira, abril 08, 2009

Escola Barth

Prédio projetado por Souza Aguiar, em 1906, a Escola Municipal Barth foi construída com doação do comerciante suiço Alberto Barth, e inaugurada em 1907. Fica na Av. Oswaldo Cruz, 124.
Suas tarefas de ensino foram suspensas, em 1939, e ali instalado o Tribunal de Segurança Nacional, para julgamento dos envolvidos, tanto na Intentona Comunista de 1935, como no Golpe Integralista de 1938. Com a queda de Getúlio Vargas, e o retorno do país à normalidade democrática, voltou a funcionar como escola, já em 1946.
No início deste século foi alvo de protestos por cercar parte de praça pública em Botafogo para servir de pátio de recreio para os alunos. O notável é ter-se mantido com a mesma aparência com que foi inaugurada, sem quaisquer “obras de modernização”, o que se pode depreender das duas fotos mostradas; a P&B quando de sua inauguração, e a em cores, bem recente. É um belo exemplo de conservação.


Um comentário:

Rodrigo disse...

Estudei na Escola Barth até 1941, quando funcionou na Marquês de Olinda, 31.

Minhas professoras foram D. Suzama de Moura Costa, D. Otelina Fábio Pinto Sete, D. Edith Miranda, D. Maria José, professora de música; D. Nair, professora de religião...

Naquela festa, no Campo do Vasco, regida pelo Maestro Villa-Lobos, nossa professora de música, trabalhou o ano todo, preparando a 4ª e 5ª série, um grupo de poucos alunos de cada escola. Bondes especiais foram postos a disposição da organização.

Nessa festa estava Walt Disney, o Presidente Getúlio Vargas, o Maestro, que dirigiu toda a festa e o Sílvio Caldas, que cantou a canção principal, "O Gondoleiro do Amor" e toda a apresentação regida pelo Maestro, onde cada aluno reproduzia um som de uma siderúrgica funcionando. Essa foi a primeira vez que Walt Disney veio ao Brasil.

Minhas irmãs, Clarice, Bernadete, Elizabete e meu irmão Fabiano estudaram na Escola Barth no endereço original. Meu irmão mais velho, Agostinho, também estudou no endereço original.

Diva Capecchi