quarta-feira, maio 13, 2009

Bairro do Méier



Augusto Duque Estrada Meyer, acompanhante de Pedro II, recebeu, do Imperador, em 1884, vasta extensão de terras, anteriormente pertencente aos jesuítas, e que se estendiam desde a Estrada Grande (atual Rua Dias da Cruz) até a Serra dos Pretos Forros (hoje, no final da Rua Camarista Meyer) em cujo sopé ficava a sede de sua Fazenda, a São Francisco.
Abriu várias ruas nessas terras, dando-lhes nomes de parentes _ Frederico, Joaquim, Carolina Meyer_ e estabelecendo um novo bairro chamado, desde o início, de Meyer. Em 1879, o bairro foi cortado pelos trilhos dos bondes puxados a burros da Companhia Ferro-Carril e, em 1907, pelos de tração elétrica da linha que unia o Engenho de Dentro ao Largo de São Francisco. Com o tempo o nome de origem alemã foi aportuguesado para Méier.
Na dia 13 de maio de 1889 foi inaugurada a estação de trem da então Estrada de Ferrro D. Pedro II (hoje, EFCB). Tal importância teve a chegada do trem para o desenvolvimento da região, que a data é comemorada como a de fundação do bairro. A partir da década de 1950, houve uma verdadeira explosão demográfica e comercial. É de se notar que o primeiro shopping do país foi inaugurado, em 1963, no Méier. O bairro possuiu também o maior cinema da América do Sul, com capacidade para 2.400 lugares, que funcionou de 1954 a 1986.
Na primeira foto vê-se a Igreja do Sagrado Coração de Maria, projeto de Morales de Los Rios. A vista aérea mostra a linha férrea que divide o bairro, e o Jardim do Méier.

Nenhum comentário: