quarta-feira, maio 06, 2009

Sorvete do Morais

Em 1936 surgiu, na Rua Visc. Pirajá, quase esquina da Garcia d’Ávila, uma mercearia que, a princípio, mantinha em suas prateleiras os artigos usuais a um armazém: azeites, vinagres, batatas, arroz, fubá, vinhos, doces em calda... Consta que D. Maria, a esposa do proprietário, ao ver a quantidade de crianças que circulavam pelo local, resolveu fabricar sorvetes de frutas.

O sucesso foi tão grande que a mercearia cedeu lugar a uma sorveteria. Seus produtos eram deliciosos. Consta que Juscelino Kubitschek adquiria, regularmente, sorvete de jabuticaba. Famosos também eram os de tangerina, cajá-manga e fruta-do-conde. Embora o nome tivesse sido alterado para Sorveteria das Crianças, era mais conhecida como ‘o Morais’, e quase sempre tinha fila à porta. O sorvete era servido em casquinhas feitas de aipim e degustados com o auxílio de pazinhas de madeira.

Os tempos passaram, e a sorveteria, premida pelo chamado “progresso”, se foi. Hoje, no local, está um prédio da Amsterdam Sauer. O Prefeito César Maia havia mandado colocar, na calçada, uma placa indicando o local onde funcionara a Sorveteria das Crianças. A placa já foi roubada...

Hoje, as receitas de D. Maria resistem pelas mãos de seu filho Adriano que, em uma carrocinha que manobra no final do Leblon, ainda vende picolés feitos com polpas de frutas, goiaba, maracujá, abacaxi, tangerina, jaca, inclusive um feito de banana frita com canela. As receitas ainda são as de D. Maria, mas consta que a canela, no sorvete de banana frita, é um ‘toque’ de Adriano

As fotos mostram uma conhecida foto da sorveteria quando na Visc. de Pirajá, e o Sr. Adriano Morais com sua carrocinha no Leblon.



Nenhum comentário: