quarta-feira, novembro 04, 2009

Rua Senador Dantas


Dá nome à rua, Manoel Pinto de Sousa Dantas, Ministro da Agricultura Comércio e Obras Públicas (de 1866 a 1868), Ministro da Justiça (de 1866 a 1882), e Senador em 1888. Presidiu o 32º Gabinete, governando de 1884 a 1888, tendo dado grande impulso à libertação dos escravos,

A rua foi aberta, ao final do século XIX, em terras pertencentes às irmãs do Convento da Ajuda, resultando uma pendência judicial que terminou com a condenação do Estado ao pagamento de indenização às freiras.

Na nova rua foram construídas residências, algumas bem elegantes, porém passaram a ser ocupadas por «Pensões de Artistas», sofisma que, no século passado, designava as «casas de tolerância» ou, no dizer atual de Anselmo Gois, «casas de saliência».

Acontece que a rua era percorrida, em toda sua extensão, pelos bondes que damandavam a Zona Sul, constrangendo as famílias que, naquele tempo sem carros e sem ônibus, deles faziam uso. À noite a coisa piorava, e tanto que as autoridades fecharam todos essas «pensões».

Devolvidos aos donos, os imóveis eram difíceis de alugar pela má fama que a rua adquirira. Os proprietários resolveram, então, cedê-las gratuitamente e por seis meses aos estudantes de Faculdades que as transformaram em «repúblicas». Passado o semestre, e tendo os estudantes representado o papel de verdadeiro desinfetante moral, não foi difícil, aos proprietários, alugarem seus imóveis após uma restauração e pintura.

Nenhum comentário: