quarta-feira, junho 29, 2011

Casa Laura Alvim


Interessante a história ligada à casa construída, na década de 1910, pelo Dr. Álvaro Alvim, em Ipanema.

Álvaro Alvim (1868-1928) foi médico e cientista brasileiro, introdutor dos raios-x no Brasil, e dá nome à uma rua na Cinelândia.

A filha caçula, Laura (1902-1984), embora impedida de ser atriz (profissão, à época, incompatível com sua posição social) nunca abandonou o convívio com as artes. Mesmo porque era neta de Ângelo Agostini, caricaturista de grande importância na Imprensa da cidade na segunda metade do século XIX.

Após o falecimento do pai, Laura comprou a parte dos irmãos, e começou a transformar a casa. Montou um palco no interior da residência, onde fazia representar peças para os amigos, e transformou o local em ponto de encontro de gente ligada às artes.

Não casou nem teve filhos e, seis meses antes de falecer, doou a casa para o Governo do Estado para que fosse transformada em um Centro Cultural. Sua idéia era que o prédio principal abrigasse um museu dedicado a mostrar a obra do pai e, nos fundos, deveria ser instalado o Centro de Arte Angelo Agostini. Apesar disso, o Estado resolveu que Laura é que seria homenageada.

Depois de algumas dificuldades, a Casa Laura Alvim foi inaugurada em 12 de maio de 1986. E, desde então vem fazendo exposições, apresentando peças teatrais e exibindo filmes. O Centro cultural, mostrado na foto abaixo, (como era em 1951, e como é atualmente) mantém um sítio na internet no endereço: http://www.casadelaura.com.br/







Nenhum comentário: